GESTÃO ESTRATÉGICA

Pode-se entender a gestão estratégica como um conjunto de metas e práticas definidos por um profissional que conhece bem a empresa, sua atividade e a legislação para a mesma. Ele também deve levar em consideração fatores internos e externos da empresa.

Esse profissional também vai decidir por quanto tempo e de que forma tais metas e práticas serão aplicadas, para, no fim, avaliar os resultados, com o objetivo de alcançar as metas estabelecidas.

Em suma Gestão Estratégica envolve a definição de objetivos, análise do ambiente, implantação, acompanhamento e avaliação da estratégia estabelecida.

Marketing Digital como ferramenta estratégica

O Marketing Digital nada mais é do que um conjunto de estratégias com o objetivo de promover uma marca, produtos ou até mesmo uma empresa na internet; por utilizar canais online é possível obter resultados em tempo real.

Muito se tem ouvido falar em Marketing Digital para impulsionar as vendas, utilizando-o como ferramenta de alcance global, pois a internet esta incorporada nas nossas vidas, sendo um meio de comunicação de fácil acesso. 

O Contador é capaz de analisar e avaliar o desempenho da empresa depois de utilizar o Marketing Digital como uma ferramenta estratégica para melhorar o desempenho

Contador x Gestão Estratégica

O contador é o profissional adequado para auxiliar o empresário na Gestão Estratégica da empresa, devido ao seu conhecimento e experiência dentro do mundo empresarial. Ele é capaz de analisar demonstrativos de resultado e relatórios gerenciais de forma que ajude a empresa na tomada de decisão.

O contador pode auxiliar empresários na estruturação de um plano estratégico. Graças aos seus conhecimentos, é capaz de focar na economia do negócio e trazer ideias diferentes. Devido a sua visão empresarial, ajuda a aplicar as novas mudanças estratégicas e também avalia, controla e acompanha as etapas da mudança, dessa forma, aumenta a garantia do alcance das metas dos empresários.

Quando o contador participa da Gestão Estratégica ele pode ajudar no aumento da eficiência dos recursos financeiros, estruturar os custos de forma que possam ser reduzidos, controlar atividade da empresa, avaliar a concorrência, avaliar o desempenho da empresa após implantar mudanças, entre outras atividades. 

Sendo assim o contador pode ajudar a empresa a melhorar seu desempenho e resultados e, além disso, tornar a profissão contábil mais eficiente para as atividades do dia a dia de uma empresa.

Benefícios da Gestão Estratégica

A Gestão Estratégica pode trazer diversos benefícios para o empresário; um contador como braço direito que entende de mercado e está envolvido na atividade da empresa,  pode ajudar no desenvolvimento do negócio.

Pode-se considerar que a Gestão Estratégica permite lidar com forças e fraquezas da empresa, bem como suas ameaças e oportunidades. O benefício disso é a evolução do negócio, melhora no resultado, ganho de competitividade e destaque na concorrência.

Outro ganho é a criação de processos de rotinas bem definidos na organização, um dia a dia produtivo, organizado e otimizado, aumenta a produtividade da equipe.

Ou seja, os benefícios alcançam não só os resultados, atingem também os processos, a interação e a produtividade da equipe, estendendo até mesmo para a percepção do cliente, pois aumenta a percepção de valor do produto e/ou serviço que o cliente tem da empresa.

Diante disso pode-se concluir que a Gestão Estratégia não pode ficar para outra hora.

Importância da Gestão Estratégica

Para que o empreendedor, tenha sucesso no negócio e que ele continue crescendo, é necessário estabelecer uma Gestão Estratégica com algumas metas e objetivos para atingir resultados desejados, para isso é preciso criar ações para o dia a dia.

Neste contexto pode-se afirmar que a Gestão Estratégica do negócio é um processo importante encarregado por elaborar e implantar o planejamento estratégico. Tornando-o indispensável no desenvolvimento estruturado e aumento lucrativo da empresa.

Assim, todo processo que envolve estratégia é de suma importância para uma empresa por ser como um guia para alcançar resultados, pois a Gestão Estratégica engloba tudo que está ligado, a forma como as estratégias da empresa devem ser executadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.