A IMPORTÂNCIA DE TER UM CONTADOR

Um profissional contábil pode auxiliar você em seus negócios pessoais e em algumas áreas de sua empresa, por exemplo:  na gestão financeira, econômica, tributária e principalmente na patrimonial. Com ajuda do contador o empresário terá uma visão mais clara de suas despesas e suas receitas, além disso, lhe mostrará como está a saúde do seu negócio e sua rentabilidade.

Por ter uma rotina que envolve planilhas, cálculos, apurações de impostos e análises de demonstrativos, o profissional contábil será capaz de ajudar a avaliar riscos e também desenvolver meios para reduzir a carga tributária.

Importância do contador para as empresas

A consultoria contábil é indispensável para todos os negócios (mesmo os pequenos). A sua finalidade é manter a empresa legalizada, saudável e ativa.

Toda empresa precisa prestar contas com o governo, passar informações de suas atividades e faturamento aos órgãos federal, estadual e municipal.

Muitos contadores são contratados por empresas com grande demanda de documentos para lidar internamente com assuntos burocráticos, com a atividade e as operações da empresa e com os funcionários.

Os demonstrativos contábeis são documentos que mostram a situação e desempenho de uma empresa, são elaborados pelos contadores e normalmente são solicitados por bancos para realizar operações financeiras.

Contabilidade no Brasil

O sistema tributário no Brasil é um dos mais complexos do mundo, fazendo com que a presença de um contador seja indispensável, além disso, há sempre mudanças na legislação brasileira e o contador sempre está atento as mudanças prevenindo que o empresário não sofra nenhuma penalidade.

Dessa forma, entende-se a importância da contabilidade, pois ela está diretamente ligada ao desenvolvimento das empresas e em seu crescimento de maneira geral, o contador brasileiro exerce um papel muito importante, mantendo-se atualizado, entendendo as leis (que são muitas vezes não tão claras), para que os empresários tenham todas informações necessárias para tomar suas decisões.

Funções desempenhadas pelo contador dentro de uma empresa

O profissional contábil esta responsável por desempenhar diversas atividades entre elas:

  •  A abertura de empresa: O contador fica responsável por elaborar e entender o contrato social, além disso, realiza todo o processo burocrático junto aos órgãos competentes.
  • Planejamento tributários: o contador pode aconselhar o empresário a decidir qual a melhor tributação para sua empresa de forma que assim o empresário pague menos tributos.
  • Obrigações Assessórias: elaboração de contratos, escrituração fiscal, apuração e cálculo de impostos, emissão de guias para pagamentos, envio de informações pertinentes ao governo, emissão da folha de pagamento, rescisões trabalhistas, registro de todo os fatos que alterem o patrimônio contábil, manter o empresário atualizado de todas as mudanças que ocorrer na legislação.
  • Gestão Financeira: as demonstrações contábeis como, balanço patrimonial, balancetes de verificação, fluxo de caixa, entre outros, são documentos elaborados pelos contadores e após analisá-los, o contador é capaz de extrair informações úteis para tomada de decisão e realizar um planejamento financeiro.
  • Encerramento da empresa: o Contador também fica responsável por toda legalização da empresa, para que ela fique em dia com o governo, bem como o seu encerramento para que a empresa feche as portas de forma correta e legal.

O contador é como um médico para as empresas, por isso sua presença é indispensável, para que seu negócio esteja em dia com a lei e sem dores de cabeça

A escolha do CONTADOR

Toda contratação ou compra de um novo item/serviço deve ser avaliada, a contratação de um contador não seria diferente, é necessário conhecer o seu trabalho, ler feedbacks de outros clientes e considerar sua ética e honestidade. 

Esse profissional terá acesso a informações importantes da sua empresa e, por isso, é preciso que essa escolha seja feita com cautela.

É possível contratar um contador para trabalhar exclusivamente para sua empresa, como um membro da equipe, entretanto, é mais comum a contratação de um escritório de consultoria para realizar todos os serviços, cobrando-se uma mensalidade. Ambas as contratações são adequadas, cabe analisar qual delas é melhor para sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.